segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Da série: Crônicas da Vida Cotidiana


Crônica do Pé do Oiti.


Na pitoresca cidade de Lauro de Freitas há uma árvore que é o centro das conversas e reuniões da comunidade. Pode ter certeza que notícias e informações são transmitidas sob a sombra dela. Trata-se de um Pé de Oiti. É de importância tão grande na vida social e política da cidade, que a comunidade tratou logo de homenageá-la, fazendo um feriado Municipal. Uma festa. Uma Grande Festa, onde se distribui licor e tem apresentações de bandas na praça que circunda a Árvore – É a Lavagem do Pé do Oiti- que acontece no último sábado do ano.

Tenho um amigo que é cubano, e que a mãe veio visitar no início de ano de 2010. Aconteceu de em certa ocasião de conversa, num jantar, meu pai comentar sobre essa festa. A senhora cubana não entendia direito.

Meu pai então pediu ao meu amigo, que já morava aqui por seis anos e dominava bem tanto o português quanto o espanhol, que explicasse a ela o que era a Lavagem do Pé do Oiti e sua importância na vida cultural, social e política na cidade.

Meu amigo pacientemente se virou pra mãe e procurava palavras para explicar toda a história, mas ao invés disso ficou por longos 20 segundos em silêncio. Então ele se vira pra mim e num tom confessional me pergunta:
- Como vou explicar a ela que fazem uma festa para uma árvore?


A noite terminou com muitas risadas e discussões em torno das diferenças e semelhanças culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário